5 novos recursos do iOS 10 que a Apple copiou do Android

Nesta Segunda-Feira 13 de Junho de 2016 a Apple apresentou a nova verção do seu sistema operacional movel o IOS, que traz algumas novidades que ja estavam disponiveis para o Android, assim gerando uma concorrencia ainda maior para as empresas.

Para algumas pessoas isso é uma forma de gerar mais intrigas. Mais para os usuarios como um todo isso é muito importante pois as empresas se esforçam mais para trazer para nós mais novidades que podem ser relevantes!

1-Integração da Siri com outros aplicativos:

Agora a SIRI passa a ter parte do código aberto para desenvolvedores de aplicativos. Isso significa que outras empresas poderão incorporar nos seus apps recursos integrados à assistente virtual do iPhone e do iPad (e, agora, também do macOS). Por comando de voz, o usuário poderá pedir que a Siri envie uma mensagem a um amigo usando o WhatsApp, por exemplo.Acontece que o Google Now, assistente virtual nativo do Android, já faz isso há tempos. Além de fazer pesquisas no Google, o sistema pode tocar uma música no Spotify, chamar um amigo no Facebook e até encontrar um vídeo no YouTube, além de também enviar mensagens de SMS, pelo WhatsApp, Telegram ou qualquer app de sua preferência.

2-Integração do Maps com outros aplicativos

Não foi só a Siri que foi aberta aos desenvolvedores. A Apple continua se esforçando para fazer com que seu aplicativo nativo de GPS, o Maps, seja mais útil ao usuário. Além de sugerir locais próximos da sua rota e preparar o caminho para compromissos, o app também consegue agora pedir um carro do Uber e reservar mesas em restaurantes pelo OpenTable.Essa integração com outros aplicativos também já existe no rival Google Maps há algum tempo, que pode também pedir carros do Uber e do 99Taxi, por exemplo. A estratégia da Apple parece ser a de trazer de volta para o seu quintal os usuários que instalaram o aplicativo rival em seus iPhones. Mas ainda faltam alguns recursos à Apple para disputar de igual para a igual com a concorrência.

3-Sensor de movimentos para ligar a tela

O iOS 10 também é capaz de usar os sensores de aproximação e movimento do iPhone para ligar a tela de bloqueio assim que o usuário levantar o celular de sobre uma mesa. Esse recurso “economiza” o botão Ligar do iPhone, especialmente se você só quer saber o horário ou se chegaram novas notificações. O recurso não é exclusivo do iOS, embora também não seja padrão do Android. Ainda assim, diversas fabricantes já tiraram proveito desse sistema em seus celulares com o sistema do Google. É o caso da Motorola, da Samsung, que também ligam a tela quando sente a aproximação da mão do usuário.

4-Notificações com mais opções

As notificações na tela de bloqueio do iPhone também contam com mais recursos no iOS 10. É possível ver fotos e vídeos sem desbloquear o celular e até responder mensagens diretamente pela janela pop-up que te avisa de alguma novidade. No Android, é possível configurar para que as notificações mostrem mais ou menos do seu conteúdo diretamente pela tela de bloqueio. Também é possível responder mensagens do WhatsApp, Messenger ou Hangouts diretamente pela janela de notificação, sem precisar abrir o app em tela inteira.

5-Fotos organizadas automaticamente com inteligência artificial

Com o iOS 10, o app poderá organizar as suas fotos em pastas, identificando pessoas pelo rosto, locais e até datas. Será possível também montar vídeos automáticos com efeitos e trilha sonora pré-definida, montando “videoclipes” com as suas lembranças. Tudo isso foi anunciado pelo Google no ano passado quando a empresa revelou seu próprio app, também chamado Fotos. A diferença é que o aplicativo do Android armazena todas as imagens do celular do usuário na nuvem, com espaço quase ilimitado. A organização por pastas, reconhecimento facial e produção de vídeos automáticos também vem no Google Fotos (que também está disponível para download no iOS).

FONTE: OlharDigital