ONU e Google su unem para combater o aquecimento global

A Organização das Nações Unidas(ONU) está contando com a ajuda do Google para analisar e formular maneiras de lidar com os problemas relativos às mudanças climáticas do planeta, principalmente em relação ao aquecimento global.

Chamado de Open Foris, o novo software da empresa norte-americana usa um satélite que captura imagens de alta resolução do meio-ambiente e relata as mudanças que estão ocorrendo no planeta. “Fazemos mapas que antes levavam três anos em apenas uma semana”, diz Erik Lindquist da Food And Agriculture Organization (FAO) da ONU à Reuters.

A agilidade no processo de análise permite que os profissionais foquem seus trabalhos na própria análise dos dados, ao invés de passar a maior parte do tempo apenas coletando as informações e preparando-as para serem estudadas.

Além de ajudar na produção de mapas que serão úteis aos cientistas e pesquisadores, o software ainda é uma importante ferramenta para a inspeção de recursos relacionados a comida e água. Essa funcionalidade pode ajudar a ONU a identificar boas regiões para a montagem de campos de refugiados com grande disponibilidade de comida e água.

Fontes: Olhar Digital